ARTE INCLUSIVA
Maceió tem a primeira Academia de Artes Inclusiva!
A Fundação Casa do Especial, em parceria com o Fundação Nacional das Artes/ Governo Federal vem desenvolvendo ações de arte e cultura para crianças e adolescentes com e sem deficiência. O projeto artístico teve início no mês de junho de 2023, ofertando inscrições para as oficinas de teatro, dança e música, de forma gratuita para comunidade maceioense.
O objetivo foi montar uma turma totalmente inclusiva, onde pessoas com e sem deficiências atuam lado a lado numa construção humana e coletiva, que só a arte é capaz de fazer.
As oficinas têm sido o alicerce para construir momentos de valorização do ser, levando em consideração a individualidade de cada um. O mais interessante deste projeto é que os participantes atuam juntos primando pela empatia, o respeito, a construção moral, ética e sobretudo, arte. É um excelente espaço para que o aluno possa sentir-se completo, acolhido e respeitado, diante de seus direitos – Afirma Antônio Gueiros, professor de teatro do projeto Academia de Artes Inclusiva.
Durante as oficinas, os alunos aprendem técnicas para que possam se desenvolver, seja de forma pessoal ou artística. Como metodologia, são aplicadas dinâmicas que envolvem jogos cênicos, técnicas vocais, expressão corporal, improvisação, leituras dramáticas e outras inseridas no conteúdo programático de cada oficina.
Ações como essa só fortalece a luta da pessoa com deficiência que busca por um espaço de respeito e direitos garantidos. A FUNCAE, junto com o Ministério da Cultura tem buscado manter a idealização e o fomento deste projeto. Nele, a oportunidade de exercer a inclusão é o ponto que norteia esse lindo trabalho que está sendo desenvolvido. – Comenta Liziane Torres, presidente da Fundação Casa do Especial.
No início do trabalho foram realizadas audições que contribuíssem para uma percepção das habilidades e interesses artísticos de cada aluno. Após o processo das audições, eles ingressaram nas aulas pertencentes a modalidade escolhida. Para Lidiane Amorim, Coordenadora do Projeto Academia de Artes Inclusiva: “Possibilitar ao aluno com deficiência o direito de escolher a qual oficina ele quer participar, é uma forma de garantir a autonomia e o dar voz a pessoa com deficiência, assim exaltamos a sua voz de maneira ativa”.
No terceiro mês de atividades, a Academia de Artes Inclusiva está a todo vapor, e ainda dispõe de vagas para alguns interessados, que devem procurar a Fundação Casa do Especial, que fica na Av. Getúlio Vargas, S/N, no bairro do Ouro Preto. Ou entrar em contato com a coordenadora geral da unidade, Fátima Soares, através do número: 3025-2002 ou 3025-9005.